O TÉCNICO COMO CATALIZADOR DE TALENTOS

O TÉCNICO COMO CATALIZADOR DE TALENTOS

Psicólogo do Esporte

Paulo Penha

@psicologodoesporte.paulopenha

O atleta precisa aprender a ser feliz no treinamento, descobrir o prazer de aprender e de fazer as suas atividades bem feitas, aprender que é permitido errar e que o erro nos faz crescer. Não ter medo de descobrir, assumir e desenvolver a própria potencialidade. (BOMTEMPO)

É necessário que o local de treino e o técnico deixem de ser apenas transmissores de conteúdos e técnicas para voltar-se à formação do sujeito no seu sentido mais amplo. Entretanto, para que isso aconteça, o técnico deve acima de tudo estar atento para auxiliar seu atleta neste processo, trabalhando dessa forma no sentido de criar um ambiente agradável e livre de tensões desnecessárias.

O atleta que não se sente acolhido pelo professor tende a desenvolver antipatia por este e conseqüentemente não conseguirá lidar com suas dificuldades porque acreditar que não irá encontra apoio em seu técnico. Diante disto muitos atletas desistem no meio do caminho. O treinador deve estar atento as potencialidades de seus atletas, e quando observá-las, explorá-las e estimulá-las.

É aí que começamos a observar como a presença do técnico não é só importante como imaginávamos, mas sim, essencial na vida de seus atletas. Ele não ensina só o que ele pensa estar ensinando, e o aluno não vivencia apenas o treino com suas técnicas e os modos de operar o conhecimento, mas internaliza sentimentos, normas e valores que se ligam às palavras que emergem dos ditos na interação entre “professor” e “pupilo”.

Os métodos de ensino são as formas organizacionais das atividades entre quem ensina e quem aprende e para o sucesso do método é necessário que o técnico compreenda o contexto social, cultural, intelectual e individual de seus atletas.

Dessa forma caberia ao técnico saber lidar com situações adversas, buscando condições favoráveis a prática educacional nos treinos. Entretanto, percebe-se que bem poucos chegam a esse nível de compreensão, levando na maioria das vezes a uma desvalorização no momento de ensinar e aprender.

Com isso fica a mensagem para os técnicos que estão lendo este texto, estejam atentos aos seus atletas em seus mínimos detalhes, pois essa atenção diferenciada poderá auxiliar na construção de um atleta vitorioso em todos os aspectos.

Um grande abraço a todos,

 Paulo Penha!!!

Para qualquer dúvida, Paulo Penha está à disposição por meio do Whatsapp (41)99108-4243.

REFERÊNCIAS

BOMTEMPO, Edda. Brincar, fantasiar e aprender. Temas psicol., Ribeirão Preto , v. 7, n. 1, p. 51-56, abr. 1999 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X1999000100005&lng=pt&nrm=iso. acessos em 13 abr. 2023

Colunistas

Diretor de Comissões e Diretor Financeiro – SBOEE

Marcelo Galotti

CROSP 67.652

  • Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional.
  • Especialista em Endodontia.
  • Coordenador do Curso de Especialização em Odontologia do Esporte – ABO SP.
  • Coordenador do Departamento de Odontologia do Eporte Clubes Audex e Nacional AC.
  • Membro da Câmera Técnica em Odontologia do Esporte – ABO SP.
  • Presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia do Exercício e do Esporte (SBOEE).

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Profissional de Educação Física

Daniel Leite Portella

  • Educador Físico
  • Ensino em saúde com ênfase na prática reflexiva
  • Área da educação física com ênfase em exercício físico aplicado à saúde e ao esporte.

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Psicólogo do Esporte

Paulo Penha

CRP: 08/1313-9
  • Psicólogo, Fisiologista do Exercício, Psicólogo do Esporte, Psicopedagogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação
  • Sócio-proprietário da Psiccom Saúde Integral (PSICCOM) onde também é Diretor do Setor de Saúde Esportiva, Vice-presidente da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP)
  • Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE), Integrante da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08), Professor em cursos de pós-graduação, Palestrante e escritor.
  • Atua em clubes, academias e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.

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Psicólogo do Esporte

Fernando Antonio Gaya Soléra

CRP: 08/1313-9
  • Psicólogo, Fisiologista do Exercício, Psicólogo do Esporte, Psicopedagogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação
  • Sócio-proprietário da Psiccom Saúde Integral (PSICCOM) onde também é Diretor do Setor de Saúde Esportiva, Vice-presidente da Associação de Psicologia do Esporte do Paraná (APEP)
  • Coordenador do Grupo de Estudos em Ciências do Esporte (GECE), Integrante da Comissão de Psicologia do Esporte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-08), Professor em cursos de pós-graduação, Palestrante e escritor.
  • Atua em clubes, academias e no consultório com atletas amadores, profissionais e olímpicos.

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Fernando Antonio Gaya Soléra

  • Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB – SP.
    Médico DCO FIFA
  • Médico DCO CONMEBOL
  • Membro da Câmara Técnica de Medicina do Esporte do CFM
alex

Nutricionista Esportivo

Alexsander Whitake

  • Trabalhou secretaria de esportes de São Paulo nutricionista: projeto futuro (atletismo, judô , vôlei)
  • Trabalha com nutricionista comitê Paralímpico brasileiro
  • Bi campeão mundial de levantamento de peso paralímpico
  • Campeão parapan americano
    20 anos consecutivos campeão brasileiro